Com o tema "EJA- Desafios e Encantamentos", com a professora Magali Couto Pereira, foi realizado na noite de quarta-feira (31/05), no Auditório Zilda Maria Azambuja – SME, a primeira Noite de Formação Pedagógica para os profissionais da EJA.
A abertura do evento foi realizada pela assessora pedagógica Viviane Sampaio, a qual mencionou que não poderia falar em EJA, sem falar de Paulo Freire, iniciando com uma reflexão do autor:
“A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.” Paulo Freire
Em seguida, a Secretária da Educação Eva Rosi Bueno Nunes, deu as boas vindas a todos os presentes, ressaltando a importância da formação continuada, bem como da Reformulação do modelo da EJA.
Logo, o casal Aluísio e Laurinete Pereira, levou a todos os participantes a uma reflexão através de uma apresentação musical.
Dando continuidade à Formação, a professora Magali Couto Pereira - Licenciada em Pedagogia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos pela UERGS, Especialista em Análise e Manejo de Sistemas Sócio ecológicos – também pela UERGS, com experiência de mais de 17 anos como docente da EJA.
A palestrante ministrou sobre a finalidade da EJA na atualidade, perfil do aluno, perfil e missão do professor, resgatando a relação professor e aluno, enfatizando que esta relação precisa ser estreita, direta e com afeto; esboçou ainda que diante de todos os dilemas enfrentados na escola, o fundamental é estruturar o vínculo professor e aluno. Ressaltou sobre os índices do IBGE em relação ao analfabetismo funcional, sendo que se faz necessário estarmos atentos nesse sentido para realizarmos ações que visem melhorar esses números. Magali falou ainda com base no autor Edgar Morin, nos instigando a refletir sobre os Sete saberes Necessários à educação do Futuro e por último trouxe exemplos de boas práticas realizadas na EJA.
Também tivemos a contribuição da professora Ana Cristina Scherer de Educação Física da EMEF Osvaldo Aranha, fazendo um paralelo com a temática da Formação com o Dia do Desafio, incentivando os professores por meio de atividades físicas a cuidarem de si mesmo, tendo uma melhor qualidade de vida.
Para finalizar as atividades, serviu-se um delicioso sopão, a partir da contribuição de todos os profissionais da EJA, ressaltando a importância desses momentos de comunhão.
Esta noite propiciou momentos muito significativos e especiais de reflexão e integração, fortalecendo os laços do grupo. Encerramos mais leves e inquietos. Mais leves, com a certeza que estamos na caminhada certa, e inquietos na intenção de nos sentirmos desafiados, provocados e cheios de ideias.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado