Na tarde desta segunda-feira (6), o Governo Municipal através da Secretaria Municipal da Educação, assinou termo de compromisso do Projeto EJA El Shadai. Esta parceria tem como objetivo incentivar internos do Centro de Recuperação El Shadai, foi ofertado 12 vagas para aqueles que tiveram o interesse de terminarem seus estudos.
Estiveram presentes ao evento de lançamento do projeto o Prefeito Municipal Ivo de Lima Ferreira, Secretária da Educação Eva Rosi Bueno Nunes, as Assessoras Pedagógicas da EJA Carina Rosa e Gabriela Mattos Puschenerat, também esteve no momento o coordenador do centro Ricardo Costa, além dos internos.
A Secretária Eva Rosi relatou sobre a importância e a alegria de poder ofertar este novo trabalho, que todos precisam de apoio e incentivo. Já o prefeito Ivo de Lima Ferreira em seu pronunciamento solicitou para que todos ‘‘tirem o melhor proveito desse curso, desta oportunidade que estão recebendo’’.
Também foi apresentada a responsável que ficará à frente das aulas que irão acontecer de segunda a quinta-feira, a professora Ivonilda Nunes, que em sua fala disse: ‘‘é um projeto que não é para dar errado, se der certo aqui, também dará certo em outros municípios’’ relatou.
Todos os matriculados receberam os kits escolares, para nesta terça-feira já começarem seus estudos, aproveitando a oportunidade que o Poder Executivo está oferecendo a todos, ‘’quem sabe a partir deste momento, quem sabe estão encontrando alguma coisa a sua frente, quem sabe saindo daqui com seu diploma”, falou Ricardo Costa, coordenador do Centro de Recuperação El Shadai.
O papel da escola vai muito além de ensinar conteúdos e possibilitar formas de acesso ao conhecimento científico, essa desenvolve também objetivos atitudinais como formação do caráter, valores e princípios morais. Entendendo que os acolhidos do El Shadai estão passando por um processo de resgate de sua dignidade, autoestima e valores, neste sentido compreende-se a grande importância da educação para a transformação de suas vidas.
Em síntese, o Centro de Recuperação El Shadai, foi contemplado com uma EJA em funcionamento local mediante a dificuldade de seus acolhidos frequentarem uma escola fora do centro, a fim de propiciar estudos a estes cidadãos, como forma também de subsídios para em fase de recuperação e readaptação social, para que possam voltar aos bancos de ensino, a fim de reintegrá-los e reinseri-los no mercado de trabalho, já que em decorrência do uso e abuso de drogas, ocorreu o rompimento com o meio escolar.
O Projeto da EJA neste centro será adaptado e adequado à realidade dos abrigados e contexto de vida desses, respeitando seu Plano Terapêutico e dando continuidade ao processo de trabalhar a promoção da saúde e fortalecimento para prevenção à recaída.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo