A Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina de Godoy Netto, localizada no Bairro Getúlio Vargas realizou no último dia 20 de julho sua Feira de Conhecimento, a fim de promover a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar com o mote Meio Ambiente: cidadania e espaço de vivência. Projeto esse que foi escolhido pelos docentes do educandário para nortear as atividades pedagógicas durante o ano de 2018.
O projeto piloto da escola considera a importância do meio ambiente como fonte principal de recursos, bem como agregador dos princípios de cidadania e levando a um espaço de vivência dos alunos, direção, professores e funcionários.
Durante o primeiro semestre letivo foram desenvolvidas diversas atividades, que puderam ser compartilhadas na Feira de Conhecimento, dentre elas pode se ver a ornamentação dos arredores da escola com o reaproveitamento de pneus.
A escola faz a separação de resíduo orgânico para uso em uma composteira, organizada pelos alunos. A composteira se forma a partir destes resíduos, que são cobertos com as folhas varridas do pátio.
Dentre os vários projetos apresentados se viu a plantação de flores, chás e temperos que são cultivados pelas turmas dos anos iniciais, também se utilizando dos pneus como canteiros.
Como desenvolvimento para a educação financeira pôde-se perceber o envolvimento do espaço de vivência no projeto com um olhar focado na economia e no consumo, a fim de se ter a sustentabilidade para redução do desperdício e a escolha por um novo modo de vida mais ecológico.
Ainda, como aprendizado e reflexão, foi passado um documentário para os alunos sobre o meio ambiente e tivemos amostras de trabalhos como a fabricação de jogos com material reciclado, painéis com textos reflexivos sobre Meio Ambiente, Cidadania e Espaço de Vivência e um novo olhar ao consumo, com o projeto de logomarcas desenhadas pelos alunos.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo