Durante este ano estão ocorrendo na Secretaria Municipal da Educação reuniões e formações para as equipes diretivas, pedagógicas e professores da Rede Municipal de Ensino com o principal objetivo de implementar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento este que define um currículo mínimo para a Educação Básica Nacional.
No mês de março discutiu-se sobre a estrutura da Base que “explicita as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica e em cada etapa da escolaridade, como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes”. (BNCC. pág. 23)
Nos meses posteriores a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, equipes diretivas e professores das escolas participaram de momentos de formação continuada e reuniões pedagógicas que estão auxiliando na elaboração do documento (Base Municipal Comum Curricular), uma construção coletiva.
Nos dias 13 e 14 de agosto, ocorreram no Auditório Zilda Maria Azambuja encontros com as comissões formadas por gestores e professores da Rede Municipal para apreciação da justificativa da parte diversificada elaborada pelas escolas. A justificativa fará parte da Base Municipal Comum Curricular, documento norteador das ações pedagógicas nas escolas, que tem como principal objetivo criar a identidade da Educação da Rede Municipal. Nestes dias também foi discutido sobre a importância de se incorporar nos currículos e aos Projetos Políticos Pedagógicos abordagens de temas contemporâneos pertinentes aos interesses comuns e peculiaridades do município que contribuirão para a formação integral dos alunos, de forma que eles tenham maior autonomia no pensar e no agir.
Considera-se esse momento de extrema importância, pensando no ponto de vista de garantir que todas as crianças e jovens do país tenham direito a uma educação de qualidade, independente de raça, gênero, classe social, ou do lugar onde viva.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo