Com o novo decreto municipal, que estabelecerá o retorno às aulas presenciais em junho, os alunos das escolas municipais terão atividades pedagógicas não presenciais a partir do próximo dia 4 de maio. Neste sentido, a fim de garantir atendimento escolar essencial, a Secretaria Municipal de Educação propõe excepcionalmente neste período a adoção de atividades pedagógicas impressas e digitais/online a serem ofertadas aos alunos, respeitando as condições subjetivas e objetivas dos estudantes e suas famílias.
Para tanto, as escolas municipais estarão organizadas para atender e subsidiar as famílias com atividades pedagógicas não presenciais, planejadas e orientadas pelos professores. As mesmas serão disponibilizadas digitalmente para os grupos de redes sociais de pais/alunos de cada turma e também impressas nos plantões das escolas que serão divulgados pelas mesmas às suas comunidades escolares.
A Secretaria Municipal da Educação tem o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade e promover ações qualitativas. Portanto, neste período orienta e desenvolve juntamente com as Escolas da Rede Municipal de Ensino, um planejamento de ações para garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de dar continuidade na manutenção dos vínculos, a preservação da identidade e do papel da escola.
Nesse cenário de grandes mudanças e no gerenciamento das ações que permitem minimizar os impactos do isolamento social, temos visto a importância de mantermos os vínculos com as famílias, ressignificando nossas práticas e colocando em evidência a visão de humanização e de responsabilidade social na qual a Educação desempenha.
A SME elaborou um informativo que orienta as famílias sobre a rotina de estudos e as medidas de prevenção, o mesmo será distribuído aos pais e alunos pelas escolas. Os gestores dessas escolas participaram, nos dias 27 e 28 de abril, de reuniões de orientações promovidas pela SME, para esclarecimentos sobre o Plano de Ação Pedagógico que será desenvolvido, no mês de maio, pelas escolas municipais com o acompanhamento da assessoria pedagógica da secretaria.
O Plano de Ação Pedagógico foi elaborado após o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovar as diretrizes para as escolas durante a pandemia. A proposta autorizada pelo CNE passou por consulta pública e foi votada na tarde de terça-feira (28). O documento validado pela CNE teve a participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum dos Conselhos Estaduais e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A proposta ainda será homologada pelo Ministério da Educação (MEC) e os Conselhos estaduais e municipais de educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas