Sábado, 23 de Novembro de 2024
Notícias Reunião Pedagógica

Metodologia Montessoriana é tema da reunião pedagógica de Escola Infantil

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori

15/03/2017 05h09 Atualizada há 8 anos
Por: Fonte: Assessoria Comunicação SME
Metodologia Montessoriana é tema da reunião pedagógica de Escola Infantil

Nesta quarta-feira, (15), a Escola Municipal de Educação Infantil Cypriano José Centeno promoveu a 1ª Reunião Pedagógica com seus Professores. 

A convite da Diretora Ana Regina Machado e das Supervisoras da Escola, a reunião foi coordenada pela Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Educação, Jussara Haas, que teve a oportunidade de compartilhar saberes e auxiliar os professores para aprofundar os estudos através da Metodologia de Montessoriana. 

A formação envolveu 14 profissionais nos dois turnos (manhã e tarde), com momentos de apresentação de materiais para ser trabalhado com crianças de zero a cinco anos, além da análise e reflexão das produções das crianças no intuito de aprofundar o trabalho pedagógico. 

Todas as Escolas de Educação Infantil tem suas Propostas Pedagógicas alicerçadas na Metodologia Montessoriana, cujo objetivo maior é oportunizar que as crianças vivenciem uma aprendizagem concreta e prazerosa com a utilização de recursos pedagógicos apropriados para os diferentes níveis e faixa etária. 

A organização do ambiente com materiais adequados são pontos fundamentais do trabalho Montessoriano para compor atividades pensadas de acordo com os estágios de desenvolvimento infantil e o respeito ao ritmo de trabalho, o tempo e a necessidade de repetição da criança. 

Para encerrar: "As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor." 

Maria Montessori

O Método Montessori

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e necessidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.

Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:

Autoeducação; Educação como ciência; Educação Cósmica; Ambiente Preparado; Adulto Preparado; Criança Equilibrada.









São Paulo, SP
Atualizado às 12h09
22°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 22°

22° Sensação
5.66 km/h Vento
76% Umidade do ar
92% (1.9mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)

Mín. 16° Máx. 23°

Parcialmente nublado
Amanhã (25/11)

Mín. 15° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias