Nesta quarta-feira, (15), a Escola Municipal de Educação Infantil Cypriano José Centeno promoveu a 1ª Reunião Pedagógica com seus Professores.
A convite da Diretora Ana Regina Machado e das Supervisoras da Escola, a reunião foi coordenada pela Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Educação, Jussara Haas, que teve a oportunidade de compartilhar saberes e auxiliar os professores para aprofundar os estudos através da Metodologia de Montessoriana.
A formação envolveu 14 profissionais nos dois turnos (manhã e tarde), com momentos de apresentação de materiais para ser trabalhado com crianças de zero a cinco anos, além da análise e reflexão das produções das crianças no intuito de aprofundar o trabalho pedagógico.
Todas as Escolas de Educação Infantil tem suas Propostas Pedagógicas alicerçadas na Metodologia Montessoriana, cujo objetivo maior é oportunizar que as crianças vivenciem uma aprendizagem concreta e prazerosa com a utilização de recursos pedagógicos apropriados para os diferentes níveis e faixa etária.
A organização do ambiente com materiais adequados são pontos fundamentais do trabalho Montessoriano para compor atividades pensadas de acordo com os estágios de desenvolvimento infantil e o respeito ao ritmo de trabalho, o tempo e a necessidade de repetição da criança.
Para encerrar: "As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor."
Maria Montessori
O Método Montessori
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e necessidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.
Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:
Autoeducação; Educação como ciência; Educação Cósmica; Ambiente Preparado; Adulto Preparado; Criança Equilibrada.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado