A Secretaria Municipal da Educação e Desporto, através da Assessoria de Suprimento Escolar/Setor de Nutrição, realizou entre os dias 23, 24 e 25 de abril, a primeira capacitação de 2025 de panificação caseira para as Manipuladoras de Alimentos da Rede Municipal de Ensino de Camaquã, o qual foi ministrado pela instrutora do Senar, Cíntia Ferreira Chagas.
A capacitação é uma parceria do Sindicato Rural de Camaquã e Senar com o Setor de Nutrição da SMED. Além da colaboração das empresas Blue Ville Alimentos e Viviana Alimentos, as quais realizaram a doação das farinhas necessárias para a preparação das receitas do curso e brindes.
Registramos também o apoio do Banco Sicredi com a doação de pastas e canetas para as participantes durante todos os cursos do ano de 2025.
O Setor de Nutrição agradece a compreensão e cooperação das escolas EMEF Drº Nadir Medeiros, EMEF José Antônio Netto, EMEI Barbosa Lessa, EMEF Otto Laufer, EMEI Cecy Ribeiro Dias, EMEF Bento Francisco Dias, EMEF Boaventura Cardoso da Silva e EMEI Irmãs Bernardinas, por liberarem suas Manipuladoras de Alimentos para fazerem esse curso.
Na ocasião estiveram acompanhando o curso a Nutricionista Catiele Bartz, integrante do quadro técnico do PNAE e das Manipuladoras de Alimentos do Setor de Nutrição - SMED, Alessandra Cardoso e Ana Paula Sampaio na organização e apoio para realização deste evento. Como também a presença da presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Gisela Costa, acompanhada dos membros do conselho, Eliane Lauffer e Marcus Vinícius Biondi, do supervisor da Promoção Social do Senar, Leandro Lampe e o promotor de vendas da Viviana Alimentos, Emanuel.
Essas capacitações serão oferecidas durante o ano de 2025 para as profissionais que trabalham diretamente com a preparação da Alimentação Escolar nas escolas municipais efetivas e contratadas, em pequenos grupos, para intensificar a prática e o aprendizado de receitas nutritivas que são oferecidas aos alunos da rede municipal.
"Agradecemos mais uma vez a parceria do Senar através do Sindicato Rural de Camaquã por disponibilizarem o Curso de Panificação Caseira, o qual proporciona a essas manipuladoras diferentes receitas com redução de ingredientes como açúcar, fermento e também, possibilita práticas com farinha de arroz. Todo esse aprendizado e troca de experiências possuem um papel fundamental na qualidade da alimentação escolar oferecida em nossas escolas municipais, bem como, uma opção de renda extra a essas profissionais", relatou Viviane Krüger, Nutricionista da SMED.
Mín. 15° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 20°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 23°
Tempo limpo