A atividade de pesquisa através de projetos está mudando o pensamento crítico dos alunos e a construção de conhecimentos. A pesquisa realizada na forma tradicional revela dependência dos estudantes e sua falta de autonomia em relação à discussão de determinados assuntos, visto que muitas vezes se resume a um texto composto de fragmentos de outros textos e/ou de informações obtidas por meio de buscas na internet, quase sempre copiadas e pouco argumentadas pelos estudantes.
Os professores por sua vez, por falha de sua construção acadêmica ou por falta de planejamento, acabam por coibir a criatividade dos alunos no momento que limitam a abordagem de seus temas. Muitos professores preferem a repetição continua de conteúdos, sendo a avaliação tipo ‘decoreba’ a melhor forma de avaliar a aprendizagem.
Há grandes falhas no sistema de ensino, e nas escolas públicas não é diferente. Porém, com este projeto que está em desenvolvimento há dois anos consecutivos, podemos observar mudanças significativas no aprendizado dos educandos, e na forma de trabalho dos professores. Alunos que estavam acostumados a copiar apenas de um livro, já apresentam escrita e argumentação própria. Professores que trabalhavam de forma tradicional, indicando páginas de livro a serem copiadas, estão encontrando na pesquisa uma nova forma de ensinar e aprender. Ao propor formas diferentes de aprendizagem, possibilita não somente a aprendizagem do aluno, mas também a atualização do professor.
Como formadores de opinião, é nosso dever buscar atividades que propiciem aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender.
Estamos mudando este cenário onde o aluno é avaliado apenas pelo que ele apresenta em um teste decorado, sem expor sua opinião ou relacionar ao seu cotidiano, buscando transformar as aulas tradicionais em questionamentos permanentes que movem o conhecimento e transformam os alunos em pesquisadores. Para dar continuidade a este trabalho, a equipe de professores/orientadores, juntamente com a equipe pedagógica e diretiva da escola, realiza análises de forma criteriosa sobre as modificações necessárias para o crescimento e desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos de ensino fundamental.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas