Durante a ExpoCamaquã 2025, foi realizada a entrega do 1º Prêmio Municipal de Inovação, sendo escolhidas seis categorias, divididas nas categorias Educação, Agro, Indústria, Comunicação e Marketing, Comércio e Varejo e Inovação.
Na categoria Educação, foi escolhido o projeto PluviAção, projeto este que tem como protagonistas alunos das escola que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de Camaquã.
Na ocasião a Secretária Municipal da Educação e Desporto, Ana Carmelita Martins, recebeu o troféu Ynov – Prêmio Inovação, das mãos do vice-prefeito, Luciano Pereira Dias, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Camaquã e representantes do Sebrae Regional Sul.
O Projeto PluviAção é uma parceria entre a SMED, AUD e SENAC Camquã, o qual promove o monitoramento participativo das chuvas no município, com a instalação de pluviômetros em escolas municipais, onde os alunos coletam e analisam os dados, integrando ciência, tecnologia e educação ambiental. A iniciativa fortalece o vínculo entre escola, comunidade e meio ambiente, fomenta a consciência climática, incentiva ações sustentáveis e disponibiliza os dados em plataforma digital acessível à população.
Os vencedores
Categoria Educação – Projeto PluviAção (Ciência que cai do céu e transforma realidades)
Categoria Agronegócio – RemateFy (Plataforma inovadora que transformou o mercado de leilões rurais)
Categoria Indústria – Camaquã Alimentos (Projeto que redefine a destinação do óleo de fritura usado)
Categoria Comércio e Varejo – Giovani Barbosa (Projeto Próximo Nível: O Desafio para o Varejo – 90 dias)
Marketing e Comunicação – SportScore (Tecnologia, esporte e estratégia de marca que movimentam o Brasil)
Destaque em Inovação – Rádio Acústica FM (Inovação que conecta poder público, comunicação e transformação regional)
Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 21°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 23°
Tempo nublado