Na noite desta terça-feira (15), realizou-se uma formação pedagógica para supervisores escolares, professores da pré-escola, professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino e professores participantes do PNAIC da Rede Estadual de Ensino.
A noite de formação foi conduzida pelo professor, doutor Antônio Maurício Medeiros Alves, que ministrou a palestra “Ensino de Matemática para crianças: problematizando o ensinar e aprender”. O palestrante é professor na Universidade Federal de Pelotas – Instituto de física e matemática – IFM – Departamento de Educação Matemática – DEMAT e Coordenador do PNAIC – UFPEL.
O palestrante conduziu o encontro realizando várias reflexões sobre a importância da matemática no cotidiano das crianças e o papel do professor da educação infantil e dos anos iniciais na condução das atividades e vivências contextualizadas para atingir os direitos de aprendizagem e proporcionar as crianças momentos em que possam construírem hipóteses matemáticas. O ensino de matemática foi exemplificado através de várias situações problemas em que os professores puderam vivenciar práticas simples que levam a reflexão e a compreensão dos conceitos essenciais desta área do conhecimento e relacionando a BNCC.
A aprendizagem da matemática pressupõe um conjunto de condições individuais, ambientais e escolares que agem de forma integrada. Existe, desse modo, uma gama de componentes ligados a aspectos internos e externos ao sujeito, que influenciam tal aprendizagem, caracterizando a complexidade dessa área do conhecimento. Ao final enfatizou que para um trabalho de qualidade é necessário investimentos, estudos permanentes, tempo e paciência dos profissionais da educação.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas