Na última quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação de Camaquã (SME) realizou, no auditório Zilda Maria Azambuja, uma formação com os professores das disciplinas de história e geografia da Rede Municipal de Ensino. No encontro, os participantes foram instigados trabalhar a “Aprendizagem por meio de Mapas Mentais”.
Inicialmente, os professores foram convidados a participar da dinâmica “o cordão”, que buscou refletir sobre o professor como referência para seus alunos. A psicóloga Alexandra Scherer foi quem conduziu o momento, que abordou questões relacionadas aos adolescentes, como elas refletem na aprendizagem de cada um e a importância de aproximar o planejamento das aulas à realidade dos alunos de forma significativa.
Após, a professora Renata Kisner explicou as práticas trabalhadas no projeto “Geografia: aprendendo de forma lúdica e interdisciplinar”, que ela desenvolve na Escola Municipal Bento Francisco Dias, com as turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Na sequência, foi lançada a proposta de trabalho com Mapas Mentais, como um método eficaz para aprendizagem através de representações visuais. As atividades foram conduzidas pelo professor Everton Fontoura, que após uma breve introdução, relatou suas práticas e realizou uma atividade com os professores participantes.
Ao final dos trabalhos desta manhã de estudos, os assessores pedagógicos da SME, Rita Trapp e Pablo Gonçalves, oportunizaram um momento para uma avaliação com os professores. Rita e Pablo salientaram a satisfação com o que foi proposto, com os ricos momentos de trocas de experiências e reflexões sobre a prática. Eles também sugeriram aos demais professores a formação de grupos de estudos, inclusive em redes sociais, para manterem o contato com os colegas e suas práticas.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado