Professoras de várias escolas de educação infantil da Rede Municipal de Educação de Camaquã participaram do curso de “Introdução à Área Sensorial do Currículo da Metodologia Montessoriana”. A atividade ocorreu no primeiro dia de junho, na Escola Estrelinha do Mar, na cidade de Capão da Canoa, no litoral norte do estado.
Dentre os participantes da formação, estiveram diretores, vice-diretores, supervisores e professores das Escolas de Educação Infantil Barbosa Lessa, Cecy Ribeiro Dias, Cypriano José Centeno, Irmãs Bernardinas, Mimosa e Nossa Senhora Aparecida. Também se fizeram presentes as assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Claudiane Assis e Tatiane Duarte.
Com ênfase no conceito de que a criança é simultaneamente sujeito e objeto de ensino, esta formação, direcionada a área sensorial, reforçou ao grupo de professores que os seres humanos são dotados de períodos sensíveis enquanto se desenvolvem. Por isso a importância de possibilitar as crianças vivências que exploram os sentidos, pois, durante estas atividades, o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam novos caminhos para melhorar as habilidades da criança de solucionar problemas e aumentar a sua capacidade cognitiva.
A Metodologia Montessoriana é utilizada por todas as escolas de educação infantil da Rede Municipal e o município de Camaquã é um dos pioneiros na implementação da metodologia de forma integral na formação dos alunos.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas