Domingo, 28 de Abril de 2024
Secretaria Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

24/03/2017 11h22 Atualizada há 5 anos
Por: Fonte: Assessoria Comunicação SME
Proposta Pedagógica

“O centro do processo escolar é sempre um projeto pedagógico”

                                                                                          Danilo Gandin

O Projeto Político Pedagógico surgiu com a finalidade de se construir um documento norteador das ações pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, tendo como intencionalidade caracterizar e construir a sua identidade educacional a fim de atingir e contemplar os reais interesses e necessidades da comunidade camaquense. É caracterizado como uma ação planejada, contextualizada e organizada, um elo entre os diferentes segmentos das instituições educativas, atribuindo-lhes a capacidade de problematizar e compreender as questões postas pelas práticas políticas e pedagógicas.

Constitui-se de um documento que contempla as diretrizes pedagógicas e curriculares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial.  Ao consolidar em um único documento diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, reafirmamos a urgência da construção de orientações pedagógicas que evite fragmentações, rupturas, descontinuidades e/ou repetições de conteúdo, que tornam o ensino menos propenso a atingir os reais objetivos dos processos de ensino e a aprendizagem ao longo dos anos de estudo. É um documento que contempla os objetivos, metas, ações e orientações curriculares organizacionais das instituições educativas que integram a Rede Municipal de Ensino, fundamenta os caminhos a serem percorridos em busca de uma educação de qualidade.

Nesse sentido, este documento pretende subsidiar o trabalho educativo das Instituições da Rede Pública Municipal da Educação de forma a garantir os direitos de aprendizagem visando atender as características, potencialidades e necessidades específicas dos educandos, em diferentes momentos de sua escolarização.

Diante disso, este documento se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Nº 93.94/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's, nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil – DCNEI's, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – e Referenciais Curriculares Nacionais – RCNs, nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica, na Base Nacional Curricular Comum – BNCC, no Referencial Curricular Gaúcho e no Plano Municipal de Educação - PME. E, ampla pesquisa bibliográfica, com vistas a garantir qualidade e respaldo teórico ao trabalho desenvolvido.

Para a construção e elaboração do Projeto Político Pedagógico, analisamos, reorganizamos e ampliamos contextualizações e características socioculturais, metodologias, concepções de avaliação, estruturas curriculares, programas de formações, projetos e metas, bem como, conteúdos trabalhados nas escolas municipais. Muitos estudos, reflexões e pesquisas foram realizadas com o objetivo de aproximar a realidade local, as exigências nacionais e as características da Rede Municipal de Ensino, nesse sentido organizou-se um cronograma de formações e encontros pedagógicos, mobilizando equipes diretivas, supervisores escolares e professores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Na Rede Municipal são atendidos atualmente:

- Educação Infantil:  1722 alunos;

- Anos Iniciais: 2229 alunos;

- Anos Finais: 1970 alunos;

- EJA: 429 alunos.

TOTAL: 6.350 Alunos, fonte CENSO ESCOLAR 2018.

 As escolas da Rede Municipal atendem uma clientela bastante diversificada. Os alunos das escolas municipais são em sua maioria, filhos de funcionários da Indústria e do Comércio, pequenos empresários, trabalhadores autônomos, funcionários públicos, agricultores, desempregados e/ou em situações de vulnerabilidade social.

Diante dessa realidade, percebemos que as expectativas dessa população são muito distintas, dependendo da comunidade na qual estão inseridas. Cada comunidade escolar, busca, através de seus Projetos Político Pedagógicos, desenvolver propostas que estejam de acordo com a realidade local, que os prepare para o convívio responsável e consciente em sociedade, que lhes propicie a vivência de valores fundamentais ao ser humano, que desenvolva habilidades e competências relacionadas ao futuro mercado de trabalho, e que lhes possibilite experiências de cunho científico estimulando a continuidade de seus estudos, ou práticas possíveis para valorizarem a permanência e subsistência no meio em que vivem. A Rede Municipal de Ensino busca um trabalho pedagógico fundamentado no princípio da sustentabilidade, para que se possa assegurar a preservação da progressão das aprendizagens de seus educandos.

3.1 Missão

A Secretaria Municipal da Educação visa oportunizar, orientar, gerir e instrumentalizar as Escolas da Rede Municipal de Ensino, os seus recursos humanos, físicos, financeiros e técnicos, orientando e auxiliando as mesmas no decorrer de suas atividades cotidianas, visando e assegurando uma educação de qualidade e um bem-estar a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

3.2 Visão

Ser referência para as Escolas da Rede Municipal de Ensino e Comunidade Camaquense, como instituição de educação reconhecida e valorizada por suas ações que beneficiam o desenvolvimento do município, através da educação.

3.3 Valores

  • Ética em todas as ações desenvolvidas;
  • Confiabilidade;
  • Valorização do profissional da Educação;
  • Comprometimento com o aluno;
  • Democratização da educação e do acesso ao ensino;
  • Gestão e administração democrática e participativa;
  • Transparência e organização dos recursos públicos;
  • Responsabilidade social e ambiental.

4.  Objetivo Geral da Secretaria Municipal da Educação

Acompanhar, subsidiar e gestar as ações administrativo-pedagógicas referentes à educação na Rede Municipal de Ensino e os percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes que permeiam pela Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial. Respeitando e garantindo os direitos a educação, a valorização dos profissionais da educação e a administração ética, transparente e coerente dos recursos públicos destinados à educação.

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