A Secretaria Municipal da Educação e Desporto, através da Assessoria de Suprimento Escolar – Setor de Nutrição, realizou nos dias 21 e 22 de novembro o sexto e último curso para Manipuladoras de Alimentos da Rede Municipal de Ensino, sobre a confecção caseira de produtos e derivados da mandioca, ministrado pela instrutora do Senar, Deniza Vogg.
Estes cursos são realizados através da parceria do Sindicato Rural de Camaquã e Senar com o Setor de Nutrição da SMED.
Todas as formações têm a colaboração da empresa Blue Ville Alimentos e a Viviana Alimentos, as quais realizam a doação dos ingredientes para a preparação das receitas do curso, além de brindes para as participantes.
O projeto também conta com o apoio do Banco Sicredi com a doação de pastas e canetas para as participantes durante todos os cursos do ano de 2024.
A SMED agradece a compreensão e cooperação das escolas EMEF Ana Tomázia Ribeiro, EMEI Barbosa Lessa, EMEF Santo Antônio, EMEF Bento Dias, EMEF Boaventura Cardoso da Silva, EMEI Irmãos Maristas, EMEI Cypriano José Centeno, EMEI Irmãs Bernardinas e EMEI Mimosa por liberarem suas Manipuladoras de Alimentos para fazerem esse curso.
Registramos também a presença das Manipuladoras de Alimentos do Setor de Nutrição – SMED, Alessandra Cardoso e Ana Paula Sampaio na organização e apoio para realização deste evento.
Essas capacitações foram oferecidas durante o ano de 2024 para as profissionais que trabalham diretamente com a preparação da Alimentação Escolar nas escolas municipais efetivas e contratadas, em pequenos grupos, para intensificar a prática e o aprendizado de receitas nutritivas que são oferecidas aos alunos da rede municipal.
"Agradecemos mais uma vez a parceria do Senar através do Sindicato Rural de Camaquã por disponibilizarem o "CURSO DE PRODUÇÃO CASEIRA DE MANDIOCA E SEUS DERIVADOS", o qual proporciona a essas manipuladoras diferentes receitas com redução de ingredientes como açúcar, fermento e também, possibilita práticas com farinha de arroz e aipim. Todo esse aprendizado e troca de experiências possuem um papel fundamental na qualidade da Alimentação Escolar oferecida em nossas escolas municipais, bem como, uma opção de renda extra a essas profissionais", relatou a nutricionista da SMED, Viviane Krüger.
Na ocasião da formação das Manipuladoras de Alimentos, estiveram presentes a Coordenadora Geral da SMED, Elisabete Moreira, acompanhada do Assessor Tiago Freitas e a representante do Conselho de Alimentação Escolar, Eliane Lauffer.
Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo