Criada em 29 de dezembro de 1995, Lei nº 045/95 no Art. 1º o Poder Executivo é autorizado a criar e denominar a Escola Municipal Chequer Buchaim de 5ª a 8ª série – Unidade de Agropecuária, mas foi inaugurada em 26 de dezembro de 1996, pelo prefeito na época Hermes da Rocha, tendo como Secretário Municipal de Educação Wani Braga Woloski.
Os projetos de criação da Escola iniciaram-se em 1991 e foram encaminhados e celebrados pelo convênio entre Ministério da Educação com o auxílio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, com 80% das verbas e 20% da Prefeitura Municipal de Camaquã.
A área foi doada por vários agropecuaristas de nossa região, sendo esta de 50 hectares, com aproximadamente 17 a 20 hectares de mata nativa, apresentando uma topografia diversificada, permitindo experiências variadas tanto na agricultura como na pecuária.
Em 13 de março de 1997, deu entrada no Conselho Estadual de Educação, encaminhado pela Secretaria da Educação, processo que tratou da autorização para o seu funcionamento, a partir do mesmo ano.
Em 06 de janeiro de 1999, o Decreto nº 005/99 altera designação dos estabelecimentos de Ensino da Rede Municipal de atendimento a LDB 9.394/96, para Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária.
A Escola está localizada cerca de 4 quilômetros da sede do município, por ser de turno integral e estar inserida na zona rural, possui um currículo diferenciado das demais escolas. A comunidade escolar é composta por alunos oriundos de todos os bairros da cidade, interior e de outros municípios, sendo assim, uma clientela heterogênea.
Por tratar-se de uma escola com uma estrutura curricular diferenciada e oferecer a oportunidade da Pré-qualificação em agropecuária, os alunos que são atendidos buscam essa diferencial, que os prepara para ingressar no Curso Técnico em Agropecuária e posteriormente, em curso superior na área de agricultura, pecuária, veterinária, agronomia e zootecnia.
A Escola ministra o Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano, na sua forma regular, com pré-qualificação para o trabalho na área agropecuária. Sua grade curricular contempla 15 disciplinas, sendo nove disciplinas no núcleo comum do Ensino regular e seis da parte diversificada, relacionada à pré-qualificação em agropecuária.
Dispõe de regime de internato para alunos proveniente do meio rural, regime de externato que atende alunos da zona urbana que manifestam vínculo ou gosto com a agricultura e também regime de semi-internato para alunos que não disponde de transporte no horário do meio dia.
A Escola, nos seus vinte anos, caminha a passos firmes na direção de uma agropecuária eficiente e forte, que possa alavancar a nossa região para que ocupe o seu lugar de direito no atual quadro de globalização. Para o êxito desta caminhada tivemos o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Camaquã, que com seus incentivos constantes fizeram parte como membro atuante da Escola, pois tínhamos em nossas mãos um desafio: Implantar a Escola Chequer Buchaim.
Através do trabalho realizado e de parcerias, nossa escola pode ser considerada como uma escola agropecuária modelo em nosso estado, engrandecendo o nome de nosso município, traçando novos rumos para a educação e para o setor agropecuário. Busca um aprendizado de qualidade com vistas a um futuro promissor e de grandes realizações para o nosso município e nosso país e também, a busca da autossustentabilidade.
No inicio de suas atividades a Escola era pintada de azul
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas