Segunda, 06 de Maio de 2024
Rede municipal Ensino Infantil

Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida

Localizada na rua Amaro Lopes, 325, Bairro Dona Tereza

23/03/2017 09h12 Atualizada há 7 anos
Por: Fonte: Assessoria Comunicação SME
Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida

A Escola durante 41 anos esteve localizado na rua Major João Meirelles, 1190 – Bairro Hípica. A instituição teve sua origem através de registros na Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Trabalho e Ação Social, com data de 18 de abril de 1973, estando como prefeito na época Paulo Belchior da Costa e Secretaria da Educação Zilda Maria Góz Ribeiro Azambuja. A criação foi uma iniciativa da Secretaria de Ação Social e Paróquia São João Batista, que na criação tinha sede na rua Barra do Ribeiro, Vila Carvalho Bastos, através de Zeloi dos Santos Farias.

No dia 21 de abril de 1988 foi celebrada a Santa Missa no horário das 19h30min na comunidade chamada de Zona do Prado; missa celebrada pelo Pe. Ademar. Na ocasião a comunidade com o auxilio da Irmã Imelda e Irmã Norma resolveram formar uma diretoria para a comunidade; com votação unânime escolheram o nome de Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida em homenagem a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. A Ação Comunitária Ponta do Prado foi criada sem fins lucrativos, tendo como finalidade específica dar assistência aos menores e aos idosos carentes.

A comunidade desejava transformar o centro comunitário em creche. Então, no dia 2 de abril de 1990 a primeira dama da época Landa Godoy Neto juntamente com a Secretária de Educação Wani Woloski auxiliaram na realização deste sonho. Na ocasião a Secretaria cedeu 32 classes e professores, tendo a frente como coordenadora a Senhora Helena Beatriz Peres. A Irmã Norma Hartman, Alice Carvalho Câmara, Armando Câmara e a Irmã Imelda trouxeram consigo 42 crianças a fim das mesmas se entrosarem com a equipe relacionada acima. Com a criação desta entidade, passaram a serem atendidas além das crianças, mães, gestantes e idosos. No espaço também eram promovidos encontros sociais de grupos, orientação espiritual (missa), casamentos, batizados, comunhão e sopão comunitário. Portanto, um espaço social de educação, recreação, lazer, esportes, oportunizando a todos usufruírem do prédio, construído pela própria comunidade. As crianças, mesmo com idade avançada permaneciam na creche; sendo assim, Helena Beatriz Perez solicitou à Secretaria Municipal de Educação que houvesse atendimento adequado às idades, o que ocasionou a implantação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mahatma Gandhi, a qual iniciou suas atividades com atendimento às primeiras séries do Ensino Fundamental nesta instituição.

No dia 3 de março de 1991 a professora Nair Ribeiro Viégas iniciou o ano letivo pela manhã, sob sua responsabilidade 23 crianças de 1ª série, seria provisório o trabalho destes na creche, até a finalização do novo colégio na comunidade que teria o nome de EMEF Mahatma Gandhi.

No entanto, gradativamente, o espaço foi sendo considerado insuficiente para atender a demanda. A EMEF Mahatma Gandhi foi transferida para outro prédio, após sua transferência; a Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida continuou suas atividades, sendo mantida pela Ação Social.

Aos dois dias do mês de julho de 1993 foi realizado na creche o primeiro encontro de idosos que faziam parte do projeto: Conviver, com a presença de 26 idosos e com a organização da professora Helena Beatriz, coordenado pela irmã Imelda, salientando que os idosos interagiam com outras pessoas da comunidade.

Aos 28 dias do mês de dezembro de 1994 a creche atendia mais de 30 crianças; fazendo parte da creche também umas 20 crianças de idade pré-escolar, primeira e segunda série; 10 adolescentes ficavam durante o turno da tarde na creche. Funcionavam na parte da tarde nas sextas-feiras de 15 em 15 dias o Clube dos Idosos, que durante algum tempo chegou a ser frequentado por 52 pessoas, e um grupo de senhoras que se reunia para aprender pequenos serviços como: culinária, higiene, fazer sabão caseiro, recreação, oração, etc. A coordenadora da creche e professora foram cedidas pela Prefeitura de Camaquã, e a primeira serviçal foi cedida pela Secretaria de Ação Social. Muitas pessoas da comunidade ajudaram com doações de alimentos, roupas, brinquedos, passeios e outros.

No mês de setembro de 2001 houve a implantação do projeto MOVA-RS, com a representante do mesmo a professora Florentina Castro Alves, onde tinha o objetivo de alfabetizar os adultos acima de 16 anos de idade.

A Creche Nossa Senhora Aparecida continuou suas atividades, sendo mantida pela Ação Social. No ano de 2005 a creche passou a ser totalmente mantida pela Prefeitura Municipal de Camaquã através da Secretaria Municipal de Educação, que ficou responsável pela alimentação, quadro de pessoal e manutenção. Neste período a creche tinha como responsável Anita da Cunha Hugo atuando como diretora até o ano de 2009. Após seu falecimento assume a direção à professora Ana Cristina da Silva Klein e em 2014 a convite da Secretária de Educação em exercício assume a direção da EMEI Nossa Senhora Aparecida, Maria Elizabeth Mendes Danelon.

A partir de 20 de janeiro de 2010, através do Decreto Nº. 12300/2010 a Creche Nossa Senhora Aparecida altera sua denominação para Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida.



 

São Paulo, SP
Atualizado às 16h07
29°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

29° Sensação
3.09 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (08/05)

Mín. 21° Máx. 30°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias