Terça, 21 de Maio de 2024
Educação infantil Educação Especial

Professores que atendem alunos com Autismo nas Escolas da Rede Municipal participam de capacitação

Equipe pedagógica da APAE foi a convidada para ministrar sobre o ensino estruturado no TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

29/04/2022 11h24 Atualizada há 2 anos
Por: Imprensa
Professores que atendem alunos com Autismo nas Escolas da Rede Municipal participam de capacitação

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto através da Assessoria Pedagógica da Educação Especial, realizou na noite desta quinta-feira (28) no auditório Zilda Maria Azambuja, a Capacitação para os professores que atendem alunos com Autismo na Rede Municipal de Ensino.

Os participantes foram recepcionadas pela Secretária Adjunta, Jaqueline Santos e pela Assessora Pedagógica da Educação Especial, Roseni Florisbal. Os temas abordados pela equipe clínica e pedagógica da APAE e Escola Raphael Pires dos Santos, foi direcionada para professores Educação Infantil, do Ensino Fundamental (anos iniciais) e do Atendimento Educacional Especializado.

Após a apresentação da equipe da APAE pela diretora da escola Raphael Pires dos Santos, Vera Rosane Jacobsen, foi realizada dinâmica com a psicóloga Caroline Araújo.

Já a Terapeuta Ocupacional, Michele Suriz, fez a apresentação do Método de Ensino Estruturado Teacch. Outro tema abordado foi sobre as vivências e o dia a dia do atendimento aos alunos do TEA pelo olhar pedagógico das professoras da Escola Especial (Sabrina Freitas, Larissa Florisbal, Leandrali Gonçalves, Josiane Soares, Juana Radunz, Jaqueline Daniberg e Franciele Souza), alem do momento de troca de interação entre os participantes, com a participação das supervisoras pedagógica da escola.

Sobre o Método TEACCH (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children), é um programa de intervenção terapêutica educacional e clínico para Autistas e Crianças com Deficiências relacionadas à Comunicação cujo foco é o ensino de capacidade de comunicação, organização e partilha social. O método centra-se nas áreas de processamento visual e interesses especiais, explorando- as a favor de aprendizagens rotineiras.

Ao final da capacitação, a assessora Roseni Florisbal, relatou que “Buscamos estar sempre capacitando nossos professores de acordo com as necessidades específicas da rede. Nos últimos anos podemos ver que a prevalência de casos de TEA aumentou e continua aumentando. Hoje os casos de Autismo são melhor identificados pois cada vez se compreende melhor este transtorno, assim precisamos capacitar os professores para o atendimento pedagógico.”

A Secretária Adjunta, Jaqueline Santos, representando o Secretário Nelson Egon Geiger Filho, agradeceu a equipe da APAE, pela parceria em compartilhar experiências que acrescentam no atendimento aos alunos especiais da Rede Municipal de Ensino.

São Paulo, SP
Atualizado às 23h06
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 27°

17° Sensação
3.09 km/h Vento
90% Umidade do ar
89% (0.94mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)

Mín. 17° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (23/05)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias