Terça, 30 de Abril de 2024
Educação infantil Estudo Montessori

Encontro de Estudos Montessori é realizado na SMED

Encontro teve como formadores os próprios profissionais das escolas da Rede

29/08/2022 14h38 Atualizada há 2 anos
Por: Imprensa
Encontro de Estudos Montessori é realizado na SMED

Professores e equipes gestoras das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental com turmas de pré-escola da Rede Municipal de Ensino de Camaquã, participaram do “Encontro de Estudos: Montessori na Rede Municipal” realizado nos dias 23 e 25 de agosto de 2022 no auditório da Secretaria Municipal da Educação e Desporto.

Os formadores foram os profissionais das próprias escolas de educação infantil, os quais foram organizados por áreas de conhecimentos e faixa etária das crianças, durante dois dias de estudos, organizados pela assessora pedagógica da SMED Rita de Cáscia Trapp.

No dia 23 de agosto, os estudos foram direcionados para berçários e maternais, apresentados pelas escolas: EMEI Mimosa, EMEI Irmãs Bernardinas, EMEI Irmãos Maristas e EMEI Cypriano José Centeno. A Coordenadora da Assessoria Pedagógica, Ariadne Suris, acompanhou os trabalhos realizados.

No dia 25 de agosto, a Secretária Adjunta da SMED, Jaqueline Santos, fez a abertura do encontro, onde teve a apresentação das escolas: EMEI Cecy Ribeiro Dias, EMEI Barbosa Lessa, EMEI Nossa Senhora Aparecida e EMEI Recanto Infantil direcionaram os estudos para pré-escola.

Na abertura dos encontros, as escolas explanaram sobre a área de conhecimento, a importância do olhar para a criança e seu desenvolvimento com respeito, promovendo sua liberdade e autonomia e, em seguida apresentaram algumas atividades que realizam na escola.

A SMED considera esses momentos de grande relevância para o aprofundamento do conhecimento dos profissionais em torno da metodologia Montessoriana, e atribuiu ao slogan da formação dos dois dias em questão “Tudo que te dou passou pelo meu coração.” (Maria Montessori), um retrato fidedigno das práticas pedagógicas realizadas nas escolas da rede.

Ele1 - Criar site de notícias